top of page

O que fazer quando sinto MEDO?

Jamie Lowe

1 min read

Quantas vezes você já ouviu “Não tenha medo, tenha coragem!” e se sentiu mal por ter sentido medo?

O ME-DO é uma palavra que descreve uma sensação de desprazer em alguma circunstância e tem um caráter de autopreservação, para a sobrevivência. Se sinto medo, sinto a necessidade de parar, questionar e ouvir o barulho intrapsíquico que está acontecendo. O medo permite reconhecer limites e pensar possibilidades. Quando não o trabalho, ele pode tornar-se um sentimento negativo, que paralisa, boicota e adoece.

Evitar sentir o medo não o distancia da causa do desconforto, então evitar por quê? Muitas pessoas tem a vaga ideia que não suportará tal sensação, então prefere nem sentir. Tem-se a vaga ideia que diminuirá sua coragem, então nem pensa.

É muito importante poder questionar: Por quê isso me causa medo? E então se abrir para ouvir as sombras, as fantasias sobre algo ou alguém.

Você saba que a Rita Lee escreveu uma música quando saiu do grupo musical “Os mutantes” e retornou para casa dos pais, foi morar no porão (beeeem psicanalítico), insegura sobre o futuro, este que ninguém tem certeza, e então conseguiu expor através da composição o barulho interno que acontecia. A música é "Mamãe Natureza" e num verso diz assim sobre o medo em relação ao futuro:


"Não sei se estou pirando, ou se as coisas estão melhorando

Não sei se vou ter algum dinheiro, ou se eu só vou cantar no chuveiro"


Logo no verso seguinte ela já traz mais clareza sob a luz da realidade “É que eu sei que não adianta mesmo a gente chorar, a mamãe não dá sobremesa” ou seja, a vida (mamãe) é incerta mesmo, se tenho medo e incertezas é porque estou vivendo e tem momentos que não serão muito prazerosos (sem sobremesa). Se até Rita Lee, sinônimo de coragem e resistência sentiu medo, por quê eu não posso sentir? Eu heim!

Jamie Lowe

1 min read

bottom of page